FIFA confirma Portugal no pote 1 no sorteio de qualificação para o Mundial2022

Publié le 27 novembre 2020

Portugal integra o pote 1 no sorteio da fase de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de futebol de 2022, no qual estão as seleções continentais mais bem colocadas no ranking mundial, confirmou hoje a FIFA.

No dia em que foi conhecida a atualização do ranking da FIFA, liderado pela Bélgica, o organismo que rege o futebol mundial deu conta do alinhamento dos seis potes, a 10 dias do sorteio da fase de qualificação, agendado para 07 de dezembro, em Zurique, na Suíça, que não terá assistência ou representantes das federações, devido à pandemia de covid-19.

A equipa campeã europeia, quinta posicionada na hierarquia, já sabe que vai evitar as seleções da Bélgica, França, campeã mundial, Inglaterra, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Países Baixos, mas Suíça, Polónia e Áustria, as três colocadas no pote 2, podem calhar no caminho de Portugal.

As 55 seleções europeias serão distribuídas em seis potes, sendo posteriormente sorteadas em cinco grupos de seis equipas e outros cinco grupos de cinco formações, com jogos a disputar em casa e fora, entre março e novembro de 2021.

O primeiro classificado de cada um dos 10 grupos apura-se automaticamente para a fase final do Campeonato do Mundo, no Qatar, enquanto os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs’ de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para o Mundial2022 ou para os ‘play-offs’.

Destas 12 equipas presentes nos ‘play-offs’, que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no Mundial2022.

Ao contrário do apuramento europeu, as qualificações continentais em África, na Ásia e na América do Sul já arrancaram.

– Configuração dos potes no sorteio da fase de qualificação europeia para o Mundial2022:

Pote 1: Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Países Baixos.

Pote 2: Suíça, País da Gales, Polónia, Suécia, Áustria, Ucrânia, Sérvia, Turquia, Eslováquia e Roménia.

Pote 3: Rússia, Hungria, República da Irlanda, República Checa, Noruega, Irlanda do Norte, Islândia, Escócia, Grécia e Finlândia.

Pote 4: Bósnia-Herzegovina, Eslovénia, Montenegro, Macedónia do Norte, Albânia, Bulgária, Israel, Bielorrússia, Geórgia e Luxemburgo.

Pote 5: Arménia, Chipre, Ilhas Faroé, Azerbaijão, Estónia, Kosovo, Cazaquistão, Lituânia, Letónia e Andorra.

Pote 6: Malta, Moldávia, Liechtenstein, Gibraltar e San Marino.

 

Com Agência Lusa.

Marqué comme

Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background
Powered by Live Score & Live Score App