Agressão policial a um produtor de música negro está a chocar a opinião pública em França

Publié le 27 novembre 2020

Os três polícias filmados a espancar um produtor de música negro em Paris estão sob investigação.

As imagens,publicadas pelo site de notícias Loopsider, estão a chocar França e geraram uma nova onda de críticas sobre a conduta das forças de segurança e a violência racial.

A vítima, identificada apenas pelo seu primeiro nome, Michel, estava a voltar para o seu estúdio de música, em Paris, no sábado à noite, quando a polícia descobriu que ele não estava a usar máscara. Três policiais, dois uniformizados e um à paisana, terão saído do carro e empurrado Michel pela porta da frente da sua propriedade.

 

 

“Antes de ouvir qualquer palavra, senti uma mão a empurrar-me ou puxar-me, nem percebi bem. Não sabia o que estava a acontecer. Comecei a gritar por ajuda”, disse Michel, o diretor da Black Gold Corp Studios, ao site de notícias Loopsider.

O filme mostra os polícias a socar e pontapear Michel, além de o agredirem na cabeça e no corpo com cassetetes. Além das agressões físicas, Michel, disse ter sido submetido a insultos racistas.

“Eu ouvi-os dizer “sujo negro”. Eu ouvi várias vezes, enquanto me batiam com os seus cassetetes uma e outra vez “, disse.

O incidente ocorreu após uma série de investigações sobre a violência policial contra cidadãos negros e árabes e depois de uma onda de indignação sobre a nova lei que restringe o direito de a imprensa publicar imagens dos rostos da polícia.

O próprio produtor musical foi inicialmente preso por violência e desobediência à polícia. Mas os promotores descartaram a investigação e, em vez disso, abriram uma investigação contra os próprios polícias por cometerem atos de violência enquanto exerciam uma posição de autoridade.

A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, disse que ficou “profundamente chocada por um ato intolerável”.

Na noite de segunda-feira, a polícia francesa também foi alvo de severas críticas depois de ter usado gás lacrimogéneo para remover migrantes de um campo montado no centro de Paris.

 

Com BFMTV e DN


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background
Powered by Live Score & Live Score App