Alemães e franceses dominaram investimentos em Portugal com o apoio do Estado. Valor de investimentos estrangeiros contratualizados com AICEP em 2019 compensou queda de portugueses e permitiu uma subida residual e novo recorde, de 1172 milhões de euros. A notícia é dada pelo jornal Público.
« O investimento directo estrangeiro (IDE) captado para o mercado nacional através da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) chegou aos 883 milhões de euros no ano passado, o que representa uma subida de 28% face a 2018.
« O maior número de projectos apoiados (fiscalmente ou financeiramente) coube à Alemanha, com 12, seguindo-se a França com 11 e a Espanha com 8 (junto, representam 67% do número de IDE). Não foram dados valores de investimento por país de origem.
« Já o investimento nacional sofreu uma queda de 39%, passando dos 471 milhões para os 289 milhões de euros no período em análise. Assim, foi graças ao IDE que o organismo público presidido por Luís Castro Henriques pôde afirmar que conseguiu bater um novo recorde no ano passado, ao subir, mesmo de forma residual (1,1%), o valor global de investimento contratualizado de 1159 milhões para 1172 milhões de euros. »
Leia mais em publico.pt