Alerta para novo maremoto na Indonésia. Tsunami de sábado fez mais de 280 mortos. Balanço provisório

Publié le 24 décembre 2018

Alerta para novo maremoto na Indonésia. Tsunami de sábado fez pelo menos 281 mortos e cerca de mil feridos. A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia alertou este domingo para a possibilidade de ocorrer um novo maremoto na costa do Estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra. Balanço do desastre é provisório.

ANTARA FOTO/REUTERS

Alfa/Expresso/Lusa

O alerta deve-se ao facto de o vulcão Anak Krakatau continuar em atividade. Deslizamentos ou abatimentos do fundo marinho provocados pela erupção do vulcão provocaram, este sábado, um primeiro maremoto, que fez pelo menos 281 mortos e cerca de mil feridos, de acordo com o mais recente balanço da agência nacional.

As autoridades indonésias confundiram inicialmente o maremoto com uma maré súbita e chegaram a apelar à população para não entrar em pânico, noticiou a agência de notícias France-Presse. “Foi um erro, sentimos muito”, escreveu na rede social Twitter o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

O maremoto foi desencadeado por um deslizamento do fundo marinho causado pela erupção do vulcão Anak Krakatoa. O maremoto atingiu Lampung, Samatra, e as regiões de Serang e Pandeglang, em Java.

“A combinação causou um maremoto repentino que atingiu a costa”, segundo a agência. A área mais afetada foi a região de Pandeglang, na província de Banten, em Java, que abrange o Parque Nacional de Ujung Kulon e praias populares, de acordo com as autoridades.

O vulcão Anak Krakatoa, no Estreito de Sunda, que liga o Oceano Índico ao Mar de Java, tem 305 metros de altitude e está localizado a cerca de 200 quilómetros a sudoeste da capital Jacarta, onde tem sido registada atividade desde junho. Em julho, as autoridades tinham ampliado a proibição de acesso numa área de dois quilómetros à volta da cratera.

O atual vulcão formou-se após a erupção do Krakatoa, em 1883, que destruiu a ilha onde se erguia, criando a atual atual. Fez 36 mil mortos.
O pior maremoto que atingiu a Indonésia foi o de 26 de janeiro de 2004, que causou cerca de 230 mil mortos numa dezena de países banhados pelo Oceano Índico, dos quais 168 mil em território indonésio.

A Indonésia é o quarto país em número de habitantes e também um dos mais castigados por desastres naturais. A localização geográfica da Indonésia, no chamado Anel de Fogo do Pacífico, e o número de vulcões ativos no país, mais de cem, tornam o país vulnerável a este tipo de desastres naturais.

Repete-se o balaço ainda provisório deste tsunami que atingiu a Indonésia no sábado:  causou pelo menos 281 mortos e mais de mil feridos, segundo um novo balanço das autoridades que alertam que “o número de vítimas continuará a aumentar”.

A informação foi prestada pelo porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, que declarou ainda que 57 pessoas estão dadas como desaparecidas.

Marqué comme

Opinions des lecteurs

Laisser un commentaire

Votre adresse email ne sera pas publiée. Les champs requis sont indiqués avec *


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background