Alfa
A polémica sobre os SUV4x4 nas cidades já começou em Paris porque as novas taxas de estacionamento vão atingir, no fim do verão, mesmo os híbridos e elétricos que pesem mais de duas toneladas. O debate ultrapassa as fronteiras francesas e a União Europeia poderá ter de legislar sobre dimensões máximas dos automóveis.
São carros grandes, confortáveis e seguros para quem os conduz e vendem-se cada vez em maior número, sendo muito rentáveis para a indústria automóvel.
Em questão não está apenas a poluição, mas também a segurança para peões e outros transeuntes no espaço urbano.
Há uma semana, os parisienses votaram num referendo – 54,55% a favor – pela triplicação de uma taxa de pagamento de estacionamento para os SUV’s – 18 euros por hora, em princípio a partir de setembro, no centro de Paris.
As novas regras vão atingir os veículos que pesem mais de 1,6 toneladas e que tenham um motor de combustão ou sejam híbridos – e veículos elétricos que pesem mais de duas toneladas. No entanto, esta taxa de estacionamento não vai ser aplicada aos cidadãos que residam em Paris.
Anne Hidalgo, presidente da Câmara de Paris, declarou-se satisfeita com os resultados da votação e agradeceu ao número significativo de pessoas que votaram “num exercício democrático local”.