Antologia de Poesia Angolana – « Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor » –chega às livrarias em Portugal esta semana.
A obra com edição esmerada e uma ilustração do mestre José Rodrigues, é apresentada pela editora como « um hino de amor à poesia » destinada a « fazer História ».
« De vez em quando, damo-nos conta de que se está a fazer História. *Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor* faz História.
« Com excepcional organização de *Irene Guerra Marques e Carlos Ferreira*, esta é a mais abrangente, plural e livre antologia angolana já publicada: vai da literatura oral nas línguas nacionais aos contemporâneos, passando pelos precussores da literatura angolana », escreve a editora Guerra e Paz.
« Entre a Lua, o Caos e o Silêncio: a Flor é uma edição Guerra e Paz com o apoio da empresa dstgroup, mecenas exclusivo deste projecto monumental que levará, aos leitores de língua portuguesa em todo o mundo, o admirável património literário angolano ».
A obra chega à rede livreira nacional portuguesa no próximo dia 13 de Abril. Em Angola a edição está a cargo da editora Mayemba que a apresentará em data a anunciar.
« O arco deste livro cobre a poesia angolana desde os poemas orais nas diversas línguas angolanas até aos poetas contemporâneos: estão aqui Viriato da Cruz, Alda Lara, Agualusa, Mário António, Agostinho Neto, Manuel Rui, António Jacinto, Jofre Rocha, Zetho Gonçalves, Ondjaki.
Na parte final do livro, há informações biográficas e bibliográficas sobre os autores, contextualizando cada um deles: este livro vai ser uma fantástica ferramenta de apoio pedagógico.
É um livro para quem ama a diversidade da língua portuguesa e a forma criativa, original e veemente, como a trata a cultura angolana », acrescenta a editora na apresentação do livro », explica a editora.