Numa entrevista à Rádio Renascença, a secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes avisa os portugueses no estrangeiro para tomarem precauções com as viagens nos períodos de Natal e de Ano Novo e diz: “Venham com a informação toda para não terem surpresas desagradáveis”
Em questão está a quarentena obrigatória que alguns países impõem no regresso de Portugal.
« A segunda vaga da pandemia colocou Portugal na lista negra de vários países nos quais há grandes comunidades de emigrantes. Aqueles que ousem vir podem ter de cumprir um período de quarentena obrigatória no regresso, nota a governante. Por isso, adverte: “Se vierem, informem-se, acompanhem toda a informação através do Portal da Comunidades, podem contactar os consulados. Enfim, venham com a informação toda para não terem surpresas desagradáveis.”
Na entrevista à RR acrescenta, sobre a fonteira portuguesa: « Estará a fronteira aberta. As pessoas poderão vir. No caso da circulação em Portugal, como eu disse, na época de Natal, as restrições serão abrandadas, mas a pessoa tem que saber se depois ao voltar ao país de onde vem é obrigatória a quarentena, que até me parece ser a situação até mais complicada. Há vários países que estão a exigir a quarentena de quem vai de Portugal e onde temos comunidades fortes. Estou a falar do Reino Unido, da Bélgica, da Suíça, da Alemanha, dos Países Baixos. É evidente que essa situação também pode ser alterada se nós continuarmos a diminuir o número de casos, mas, neste momento, a situação é esta ».