Boa notícia: Portugal sem fogos ativos

Incêndios: Dominado fogo no concelho da Trofa, Portugal sem fogos ativos

 

facebook sharing buttonAlfa/ com Lusa (adaptação Alfa)
linkedin sharing button
whatsapp sharing button

É uma notícia que deve ser realçada depois de tantos e tão grandes incêncios nas últimas semanas no país: Portugal está sem fogos ativos esta manhã.

O incêndio que deflagrou na tarde de terça-feira em zona de mato na freguesia de Covelas, concelho da Trofa (Porto), está dominado, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto, o incêndio foi considerado como dominado às 03:15.

Por volta das 05:30, encontravam-se no local 167 operacionais auxiliados por 54 viaturas, referiu a mesma fonte.

Esta madrugada, às 02:26, também o incêndio que deflagrou na terça-feira na Bendada, concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, foi dominado.

De acordo com a informação disponível no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Portugal encontra-se neste momento sem fogos ativos, quatro em fase de resolução e 17 em fase de conclusão, com 871 bombeiros e 275 viaturas a apoiar estas operações.

O Governo decidiu na terça-feira que não é necessário voltar a ativar a situação de alerta para responder aos incêndios florestais, uma vez que as previsões meteorológicas apontam para um « quadro normal de verão ».

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os próximos dias serão de algum calor e vento, sobretudo no litoral, mas dentro daquilo que é habitual durante o verão.

Os distritos de Beja e Faro vão passar de alerta vermelho para laranja, devido ao risco de incêndios rurais, e Braga, Porto, Viana do Castelo e Aveiro passam para azul, de risco moderado.

Article précédentUcrânia: Macron denuncia « hipocrisia » em África sobre a agressão russa
Article suivantPassatempo – SIBELLE, LA CIGALE BRÉSILIENNE