Carminho edita em março novo álbum « Portuguesa » e faz digressão europeia

A cantora portuguesa Carminho edita em março um novo álbum, intitulado « Portuguesa », que resulta de uma « busca pelo aprofundamento do seu pensamento sobre o fado », revelou hoje a agência de música Arruada.

A editar a 03 de março, « Portuguesa » tem produção da própria artista e reúne 14 temas, entre os quais « fados tradicionais originais » compostos por Carminho, como por exemplo « As flores » (fado Flores), no qual assina música e letra.

O álbum, que foi gravado ao longo dos últimos dois anos, mas em particular na primavera de 2022, conta também com vários autores convidados, como Rita Vian, que compôs « Simplesmente ser », Luísa Sobral, em « Sentas-te ao meu lado », Joana Espadinha, em « Ficar », e o músico brasileiro Marcelo Camelo, que escreveu « Levo o meu barco no mar ».

Do alinhamento divulgado fazem parte ainda « Meu amor marinheiro », de António Campos e Joaquim Pimentel, e « Marcha de Alcântara de 1969 », de José da Silva Nunes e Jorge d’Ávila.

Facebook.com/CarminhoMusic

« Portuguesa » é o sexto álbum da fadista Carminho, cinco anos depois de « Maria », nos quais já assinava também alguns temas originais.

« Carminho nasceu no meio das guitarras e das vozes do fado, filha da conceituada fadista Teresa Siqueira, estreou-se a cantar em público aos doze anos, no Coliseu », lê-se na página oficial.

Editou o primeiro álbum em 2009, intitulado « Fado », ao qual se seguiram « Alma » (2012), « Canto » (2014), « Carminho canta Tom Jobim » (2016) e « Maria » (2018).

Ao longo da sua carreira, a fadista tem gravado e cantado com artistas de outras áreas musicais, nomeadamente com os brasileiros Chico Buarque, Milton Nascimento e Marisa Monte, com o espanhol Pablo Alborán e com os portugueses HMB e Bárbara Bandeira.

Na altura em que anuncia este novo álbum, Carminho tem marcada uma série de concertos pela Europa, a partir de fevereiro, nomeadamente na Alemanha, Suíça, Países Baixos,  Bélgica mas também França.

Com Lusa

td-main-content-wrap
Article précédentHugo Lloris resigna à seleção francesa com elogios do selecionador
Article suivantPASSAGE À NIVEAU – 8 JANVIER 2023