Coletes Amarelos. Governo promete mais dureza contra a violência

« Coletes amarelos »: Governo francês vai proibir manifestações radicais não autorizadas previamente nos Campos Elísios, em Paris, e também nos centros de Bordéus e Toulouse.

Presidente francês convoca autoridades de segurança após distúrbios em Paris
O Governo francês anunciou esta segunda-feira que não permitirá manifestações dos « coletes amarelos » na avenida dos Campos Elísios, em Paris (França), nem noutras zonas da cidade, se suspeitar de que possam estar envolvidos elementos de grupos radicais, anunciou o primeiro-ministro, Édouard Philippe. A mesma medida será aplicada em Bordéus e Toulouse.
A proibição vai aplicar-se a partir do momento que o Executivo tenha conhecimento da « presença de militantes radicais », explicou o chefe do Governo.
A s medidas foram decididas depois da extrema violência que se verificou em Paris no último sábado, designadamente com destruição de comércios de luxo e de quiosques, bem como incêndios e pilhagens.

Entretanto, o até agora responsável da polícia de Paris, Prefeito Michel Delpuech, vai ser substituído na sequência dos protestos do movimento contestatário « coletes amarelos » no sábado, em Paris, anunciou Edouard Philippe.

O chefe do Governo indicou que Didier Lallement, governador civil (Prefeito) da região administrativa da Nova Aquitânia (sudoeste da França), sucederá a Michel Delpuech, numa cerimónia marcada para quarta-feira.

Ouça, na Rádio Alfa, estas terça e quarta, 19 e 20 de março, as crónicas de opinião de Pascal de Lima e de Luísa Semedo sobre a crise dos Coletes Amarelos. 
Article précédentCalouste Gulbenkian faria 150 anos esta semana. A vida de um homem extraordinário. Crónica de Miguel Magalhães
Article suivantCiclone. Possivelmente mil mortos em Moçambique. Secretário de Estado das Comunidades no país