Confrontos em Paris. Coletes amarelos bloqueiam acessos à cidade e cantam “parabéns a você”

Publié le 16 novembre 2019

Confrontos em Paris. Coletes amarelos bloqueiam acessos à cidade e cantam “parabéns a você”. Manifestações e incidentes começaram cedo esta manhã em Paris no primeiro aniversário do nascimento do movimento dos “coletes amarelos

Alfa/Expresso. Por Daniel Ribeiro (Leia mais em expresso.pt)

Os primeiros “contactos” físicos e violentos entre manifestantes dos “coletes amarelos” e a polícia já aconteceram esta manhã em dois pontos da capital, na Porta de Champerret, no norte da cidade, e na Praça de Itália, no sul.

Outros “coletes” bloquearam, entretanto, durante vários minutos o “periférico”, a autoestrada circular que envolve a capital, obrigando a polícia a intervir.

Em Paris vive-se desde esta manhã, muito cedo, um clima de forte tensão com as manifestações para celebrar o primeiro aniversário do início do movimento que pôs várias cidades francesas em polvorosa durante diversos sábados e meses consecutivos.

Várias estações de metro da capital, pelo menos 20, foram fechadas este sábado.

Para assinalar o aniversário, os “coletes” convocaram cerca de 300 manifestações em todo o país, três delas dentro de Paris.

O luso-francês, Jérôme Rodrigues, um dos líderes mais conhecidos do movimento, disse ao Expresso que pretendem comemorar “devidamente” o aniversário de forma “digna e para dar que falar”.

Com as novas manifestações, os “coletes amarelos” desejam relançar o movimento que esteve durante algum tempo em “modo pausa” e “num momento de tréguas com o poder”, segundo disse há algum tempo, também ao Expresso, o escritor e advogado Juan Branco, que defende os militantes.

Os incidentes com a polícia, que já recebeu pedradas e disparou gases lacrimogéneos continuavam, perto das 11h locais (menos uma hora em Lisboa). Barricadas também foram incendiadas na Praça de Itália.

No entanto, as manifestações começaram muito cedo num ambiente algo festivo – com grupos de coletes a cantarem “parabéns a você” e a partilharem um grande bolo amarelo na Porta de Champerret.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background