Conselho de Segurança debate situação no Afeganistão. Insegurança e ataques mantêm-se

Alfa/ com Lusa e outras agências

Conselho de Segurança debate hoje situação no Afeganistão. Pelo menos cinco mortos em explosão ontem perto do aeroporto de Cabul. 

whatsapp sharing buttonO Conselho de Segurança da ONU realiza hoje uma reunião em que a situação no Afeganistão é o único ponto da agenda.

A reunião foi convocada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, na sequência do ataque perpetrado pelo ramo afegão do grupo ‘jihiadista’ Estado Islâmico na passada quinta-feira em Cabul, que provocou mais de 170 mortos e centenas de feridos. Muitas vítimas mortais eram militares norte-americanos.

O ataque, com um bombista suicida, ocorreu num dos portões de entrada do aeroporto de Cabul, onde se aglomeram milhares de afegãos tentando fugir do país antes do final da ponte aérea organizada pelos Estados Unidos e seus parceiros da NATO, marcada para esta terça-feira.

Pelo menos 170 pessoas morreram no atentado suicida, segundo um balanço de fontes sanitárias, desconhecendo-se o número oficial.

A operação de retirada dos militares dos Estados Unidos terá de estar concluída até esta terça-feira.

Milhares de afegãos com medo dos talibãs têm afluído diariamente ao aeroporto de Cabul desde 15 de agosto, de onde as forças internacionais retiraram mais de 100.000 pessoas desde então.

Entretanto, a instabilidade mantém-se.

Pelo menos cinco mortos em explosão, ontem, perto do aeroporto de Cabul

 

Três das vítimas eram crianças.
A explosão foi causada por um ‘rocket’ que atingiu uma casa no 15º distrito da capital, disse Qari Rashed, um agente da polícia da capital afegã citado pela agência Efe.facebook sharing button

As forças norte-americanas ainda se encontram na área militar do aeroporto de Cabul, estando a realizar a retirada dos cidadãos norte-americanos.

O prazo exigido pelos talibãs para que os Estado e seus aliados deixem completamente o país extingue-se no dia 31 de agosto.

Cerca de 114.400 pessoas, incluindo quase 5.500 cidadãos americanos, foram retirados do Afeganistão numa ponte aérea desde 14 de agosto, data da véspera da captura de Cabul pelos talibãs.

Alguns ataques com ‘rocket’ disparados contra o aeroporto terão sido intercetados pelas forças americanas.

Article précédentParis SG vence em Reims na esteia de Lionel Messi
Article suivantPaulo Pisco quer UE a financiar Comunidades