Subiu de 7 para 11 o número de mortos em Itália, vitimados pelo surto de coronavírus que assola 322 pessoas naquele país, onde ainda não foi identificado o paciente zero.
Em Espanha, são já sete os casos de pessoas infetadas com Covid-19. A epidemia já chegou a Madrid, com doentes confirmados também em Barcelona, Valência e nas Canárias (onde mil turistas estão isolados num hotel em Tenerife).
De facto, a epidemia do coronavírus chegou, esta terça-feira, ao coração da Península Ibérica. Trata-se do primeiro caso do surto detetado em Madrid, capital espanhola.
O doente, um homem de 24 anos que regressou de uma viagem a Itália, foi levado para o Hospital Carlos III, onde as análises confirmaram a infeção pelo Covid-19. De acordo com fontes hospitalares, o paciente encontra-se em “bom estado”.
Também Argélia, Áustria, Croácia e Suíça confirmaram os primeiros quadros clínicos de coronavírus.
Em França, há dois novos infetados. Com efeito, o diretor geral de saúde francês, Jerôme Salomon, confirmou esta terça-feira dois casos de coronavírus no país.
Entre os infetados, está uma cidadã chinesa, chegada a França no dia 13 de fevereiro. A paciente foi hospitalizada em Paris e apresenta um quadro clínico de “recuperação recente”.
Estes são, atualmente, os únicos dois casos causados pela epidemia em França, após a morte de um octogenário chinês e de 11 pessoas terem sido curadas.
Organização Mundial de Saúde diz que o mundo « simplesmente não está pronto » para enfrentar a epidemia.
Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa admite possível « problema europeu » mas sem fecho de fronteiras. Em Portugal casos suspeitos não confirmaram vírus. Um caso continuava em análise nesta quarta-feira, em Lisboa.