A segunda vaga da epidemia já parece ter chegado a alguns países europeus, onde se fazem planos para o período outono/inverno, que se anuncia muito difícil.
Espanha é o país que enfrenta mais dificuldades com parte de Madrid e a sua região sul em confinamento. O país registou ontem 241 mortos em 24 horas – https://radioalfa.net/covid-19-espanha-241-mortos-e-mais-10-799-novos-casos-em-24h-uma-parte-de-madrid-em-confinamento/
Madrid é onde a situação é mais grave e foram adotadas medidas de confinamento em dezenas de bairros e zonas da periferia sul da cidade com limitações rigorosas à circulação de pessoas. As autoridades espanholas antecipam já a perspetiva de próximas semanas ainda mais difíceis.
Em Inglaterra foram tomadas medidas de prevenção mais duras, designadamente em Londres e prevêem-se cenários de crise já para outubro.
Também em França, na Bélgica, Holanda, República Checa, Áustria, Dinamarca e Roménia se adotam novas restrições. Em França, a situação era esta, ontem, segundo números oficiais – https://radioalfa.net/covid-19-franca-68-mortos-e-mais-de-10-mil-novos-casos-em-24h/
Todos este países tentam evitar um novo confinamento geral para travar a pandemia e por exemplo a Espanha – e igualmente a França – começam a ter os hospitais demasiado cheios de doentes.
Em Portugal a situação também pode piorar e o primeiro-ministro, António Costa, apelou à responsabilidade individual dos cidadãos, prevendo a breve prazo mais de mil casos diários de infeção. Portugal vai chegar brevemente aos dois mil mortos.
No Mundo, foram já ultrapassadas 30 milhões de infeções e nos próximos dias será atingido o número de um milhão de mortes.
Ouça também, na Rádio Alfa, a crónica de hoje de Daniel Ribeiro sobre este assunto: https://radioalfa.net/a-segunda-vaga-de-covid-19-ja-esta-ai-mas-novo-confinamento-nao-e-solucao-opiniao/