Covid-19. Franceses de quarentena no Reino Unido. Paris reage com « reciprocidade ». É a « guerra das quarentenas » entre os dois países

Alfa

« Guerra das quarentenas » entre a França e a Grã-Bretanha.

Coronavírus: O Reino Unido impôs quarentena obrigatória para cidadãos provenientes de França e dos Países Baixos, por causa do aumento no número de infetadas pelo novo coronavírus nestes dois países.

Paris reagiu de imediato: « Trata-se de uma decisão britânica que lamentamos e que nos levará a tomar uma medida de reciprocidade », declarou o secretário de Estado francês dos Assuntos Europeus, Clément Beaune.

Esta decisão francesa deverá atingir numerosos britânicos que se encontram, neste verão, de férias em França.

O secretário de Estado dos Transportes do Governo britânico, Grant Shapps, justificou a decisão porque, segundo ele, as informações disponíveis sobre a evolução da pandemia em vários países indicam que é necessário « remover França, os Países Baixos, o Mónaco, Malta, as ilhas Turcas e Caicos e Aruba » da lista de países seguros, para « manter os rácios de infeção baixos ».

A partir de sábado, qualquer cidadão que chegue ao Reino Unido proveniente de uma destas origens terá de ficar em isolamento durante 14 dias. O Governo de Paris reagiu imediatamente e ameaça com « reciprocidade ».

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 750 mil mortos e infetou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

O Reino Unido contabiliza mais de 313 mil casos e 46.706 mortes desde o início da pandemia, enquanto França tem mais casos diagnosticados de covid-19 (331 mil), mas menos óbitos (30.388).

Article précédentLiga dos Campeões/Lisboa. Chegou o jogo mais esperado dos « quartos »: Barcelona-Bayern
Article suivantEmigrante português morto à facada na Bélgica