Covid-19. Franceses de quarentena no Reino Unido. Paris reage com “reciprocidade”. É a “guerra das quarentenas” entre os dois países

Publié le 14 août 2020

Alfa

“Guerra das quarentenas” entre a França e a Grã-Bretanha.

Coronavírus: O Reino Unido impôs quarentena obrigatória para cidadãos provenientes de França e dos Países Baixos, por causa do aumento no número de infetadas pelo novo coronavírus nestes dois países.

Paris reagiu de imediato: “Trata-se de uma decisão britânica que lamentamos e que nos levará a tomar uma medida de reciprocidade”, declarou o secretário de Estado francês dos Assuntos Europeus, Clément Beaune.

Esta decisão francesa deverá atingir numerosos britânicos que se encontram, neste verão, de férias em França.

O secretário de Estado dos Transportes do Governo britânico, Grant Shapps, justificou a decisão porque, segundo ele, as informações disponíveis sobre a evolução da pandemia em vários países indicam que é necessário “remover França, os Países Baixos, o Mónaco, Malta, as ilhas Turcas e Caicos e Aruba” da lista de países seguros, para “manter os rácios de infeção baixos”.

A partir de sábado, qualquer cidadão que chegue ao Reino Unido proveniente de uma destas origens terá de ficar em isolamento durante 14 dias. O Governo de Paris reagiu imediatamente e ameaça com “reciprocidade”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 750 mil mortos e infetou quase 21 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

O Reino Unido contabiliza mais de 313 mil casos e 46.706 mortes desde o início da pandemia, enquanto França tem mais casos diagnosticados de covid-19 (331 mil), mas menos óbitos (30.388).


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background