Covid-19. Norte de Portugal pior que Paris, Madrid e Milão. Vírus alastra também no Centro do país

Publié le 20 novembre 2020

“Norte de Portugal é das regiões mais atingidas na Europa, com incidência superior a Milão, Paris ou Madrid. Vírus em franco crescimento na zona Centro”.

A notícia está en destaque na edição impressa do jornal Expresso, que esta semana voltou às bancas com um dia de antecedência devido ao confinamento decretado também para este fim de semana.

Devido à situação pandémica considerada grave, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa falará esta noite ao país para anunciar o prolongamento do estado de emergência até pelo menos o dia 08 de dezembro.

O trabalho do Expressso publicado esta semana refere que “há concelhos do Norte onde o contágio explodiu no início de outubro e entretanto estabilizou num nível extremamente elevado de novas infeções”.

Mas, acrecenta o jornal: “metade dos 77 municípios que entraram esta semana para a lista de risco elevado são na região Centro, onde em duas semanas o número de novos casos por 100 mil habitantes subiu 60%. Concelhos como Manteigas, Seia, Proença-a-Nova e Mealhada saltaram diretamente para um nível de incidência acima de 480 novos casos por 100 mil habitantes, o dobro do patamar de risco elevado. As zonas da Guarda, Covilhã e Aveiro estão entre as que merecem maior preocupação”.

O Expresso acrescenta: “Segundo os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), o Norte de Portugal é agora uma das 20 piores regiões na Europa, com uma incidência de 1298 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias, acima das regiões que abrangem Milão (1146), Paris (580) ou Madrid (353), algumas das mais afetadas”.

 

 

Marqué comme

Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background
Powered by Live Score & Live Score App