Covid-19: Noruega repõe restrições a viagens para Espanha e mantém para Portugal. França aconselha a não viajar para Catalunha
A decisão do país nórdico significa que as pessoas vindas de Espanha ou de regresso do território espanhol, um destino turístico muito popular entre os noruegueses, terão agora de cumprir obrigatoriamente, a partir das 00:00 (hora local) de sábado, uma quarentena de 10 dias ao entrarem em território norueguês.
Nos últimos dias, Espanha tem vindo a verificar um forte aparecimento de novos focos de infeção do novo coronavírus, o que já obrigou, em certas regiões específicas, a recuar na estratégica de desconfinamento.
As restrições norueguesas também foram repostas em relação a Andorra, pequeno território situado entre França e Espanha.
Portugal, Luxemburgo, Croácia, Roménia e Bulgária permanecem como destinos com restrições de viagens.
As autoridades de Oslo decidiram retirar a Hungria desta lista.
A Noruega registou, até à data, um total de 9.085 casos de infeção pelo novo coronavírus, incluindo 255 mortes.
O país nórdico dá sinais de estar a controlar a evolução da pandemia da doença covid-19, tendo anunciado hoje que apenas três doentes se encontram hospitalizados, incluindo um que está internado numa unidade de cuidados intensivos.
Quanto às autoridades francesas, que estão confrontados com uma hipótese de « segunda vaga » da pandemia, recomendaram aos franceses para não viajarem para a Catalunha.
Nas fronteiras e nos aeroportos franceses, os controlos vão ser intensificados, segundo anunciou o primeiro-ministro, Jean Castex.
« Estamos em discussão com as autoridades espanholas e catalãs para que estas estejam vigilantes a que, no sentido Espanha-França, os fluxos sejam o mais limitados possíveis », acrecentou o PM francês.