Covid-19/Portugal. PR Marcelo não quer desconfinamento antes da Páscoa

Não há condições para abrir antes da Páscoa. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desaconselhou um desconfinamento antes da Páscoa para evitar « mensagens confusas ou contraditórias » em relação a esse período. O chefe de Estado defendeu que « planear o futuro é essencial, mas desconfinar a correr por causa dos números destes dias será tão tentador quanto leviano »

Foto: MIGUEL FIGUEIREDO LOPES/LUSA

PR Marcelo aconselha manter o confinamento até à Páscoa. Abrir antes, mesmo as escolas, só « seria possível com a dupla garantia de mais testes e rastreios ». E esclareceu: « O Estado que vá mais longe nos apoios » e não arrisque um regresso às semanas « em que fomos os piores do mundo ».

Numa declaração ao país, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu que se estude e prepare com tempo o futuro desconfinamento, escolhendo sem precipitações o momento de desconfinar, para não repetir erros.

« Que se estude e prepare com tempo e bem o dia seguinte, mas que se escolha melhor ainda esse dia, sem precipitações, para não repetir o que já se conheceu. E nunca se confunda estudar e planear com desconfinar », apelou.

« É uma questão de prudência, rigor e segurança manter a Páscoa como marco », disse o chefe do Estado, incluindo inclusivamente, na « purdência », a reabertura das escolas.

Não estando as condições de segurança sanitárias garantidas – « com atrasos nas vacinas nos próximos mês, mês e meio » – Marcelo recomenda que não se ceda « à tentação, que tem lógica e é sedutora de abrir antes da Páscoa, para fechar logo a seguir e depois voltar a abrir ».

 

Article précédentLiga Europa. Benfica e Braga afastados
Article suivantCovid-19/França. Anne Hidalgo quer confinamento em Paris durante 3 semanas