Covid-19. Santuário de Fátima preparado para receber fiéis depois de “longo período de tempo doloroso”

Publié le 26 mai 2020

Santuário de Fátima preparado para receber fiéis depois de “longo período de tempo doloroso”

Santuário de Fátima preparado para receber fiéis depois de “longo período de tempo doloroso”

facebook sharing button
Alfa/Lusa
twitter sharing button
email sharing button
O reitor do Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, convidou hoje os fiéis a regressarem às celebrações comunitárias, a partir de sábado, “com segurança”, depois de um “longo período de tempo doloroso” devido à pandemia de covid-19.

Numa mensagem vídeo divulgada publicamente, Carlos Cabecinhas convida os peregrinos a voltar à Cova da Iria, em Fátima, neste que considera ser “um tempo novo”.

“Queria convidar-vos a vir ao Santuário de Fátima. Estaremos à vossa espera para vos acolher com segurança. Todos vós sereis bem-vindos”, diz o reitor.

Carlos Cabecinhas recorda o “largo período de tempo doloroso” imposto pela pandemia, que “privou as pessoas de cumprirem a rotina quotidiana e de participarem na eucaristia”, impedindo até a celebração da Páscoa em comunidade.

“Não pudemos peregrinar a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio. Fizemos estes sacrifícios em nome de um bem maior: a saúde de todos nós”, refere na mensagem, considerando que é tempo dos cristãos retomarem a “vida normal”, ou seja, “viverem a sua fé em comunidade, respeitando as regras para a preservação da saúde mas em comunidade”.

O reitor do Santuário de Fátima considera que o momento atual é “uma oportunidade para viver a fé com entusiasmo e em comunidade”, como o fizeram “os santos pastorinhos”.

Em Fátima, o regresso à atividade será feito “com regras de segurança já definidas”, concentrando a maioria das missas do programa oficial, de segunda a domingo, na Basílica da Santíssima Trindade. A exceção são as missas das 11:00 no fim de semana, celebradas no Recinto de Oração, tal como a das 15:00 de domingo.

“Será necessário respeitar procedimentos e observar o recomendável distanciamento físico mesmo no recinto”, alerta Carlos Cabecinhas.

As celebrações na Capelinha das Aparições também serão retomadas, com o terço às 12:00 e às 18:30. As celebrações oficiais terminarão diariamente com terço às 21:30.

Durante a semana será ainda celebrada na Capelinha das Aparições a Eucaristia das 12:30.

As missas que habitualmente decorriam durante a semana na Capelinha das Aparições em italiano, inglês e espanhol não irão ser celebradas, tal como a procissão do Santíssimo ao domingo.

Dentro dos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos. Durante as celebrações, a máscara só deverá ser retirada no momento da comunhão que continuará a ser dada na mão, informa o Santuário.

Os peregrinos deverão respeitar todas as indicações dos acolhedores, nomeadamente nas filas para a comunhão e na ocupação dos lugares sentados, dentro dos espaços de culto e oração.

As capelas da Reconciliação e da Adoração mantêm os horários habituais, devendo os peregrinos observar todas as regras de distanciamento, etiqueta respiratória e higiene.

A Bênção dos Veículos passa a realizar-se semanalmente, a partir do dia 31 de maio, ao domingo, no parque 12, ao lado do Centro Pastoral de Paulo VI, às 12:45 e 17:00.

Marqué comme

Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background