Covid-19: UEFA adia Euro2020 para 2021 devido à pandemia

Publié le 17 mars 2020

O Euro2020 de futebol foi adiado para 2021, com a seleção portuguesa a defender o título entre 11 de junho e 11 de julho do próximo ano, devido à pandemia de Covid-19, confirmou hoje a UEFA.

O Comité Executivo da UEFA adiou a fase final do torneio continental também para permitir a conclusão dos campeonatos nacionais dos vários países europeus, cuja esmagadora maioria está suspensa, a fim de conter a propagação do novo coronavírus, que já infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram.

A UEFA decidiu adiar para junho os jogos dos ‘play-offs’ de acesso ao Euro2020, previstos para fins de março e dos quais sairá um dos adversários de Portugal na fase final – em que defrontará também a França e a Alemanha -, manifestando-se mais tarde sobre o futuro da Liga dos Campeões e da Liga Europa, também suspensas devido à pandemia.

A Copa América foi hoje adiada para o verão de 2021 devido à pandemia de Covid-19, anunciou a Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL).

 

 

Estava previsto que a competição decorresse entre 12 de junho e 12 de julho deste ano, na Colômbia e na Argentina, mas a CONMEBOL decidiu adiar a Copa América para as datas de 11 de junho a 11 de julho de 2021.

“É uma medida extraordinária para uma situação inesperada e, portanto, responde à necessidade fundamental de evitar uma evolução exponencial do vírus, já presente em todos os países das associações que são membros da Confederação. Para a CONMEBOL não foi fácil tomar esta decisão, mas devemos sempre proteger a saúde de nossos atletas e de todos os agentes que fazem parte da grande família do futebol sul-americano”, refere Alejandro Domínguez, presidente do organismo, em comunicado.

O responsável garantiu que a “competição de seleções mais antiga do mundo” vai regressar em 2021 com uma “força renovada”.

Alejandro Domínguez destacou também a “decisão coordenada” com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, que levou também ao adiamento do Campeonato da Europa de futebol de 2020 para 2021.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 180 mil pessoas, das quais mais de 7.000 morreram. Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background