França anuncia ajuda de 45 mil milhões de euros para trabalhadores e empresas

Publié le 17 mars 2020

França anuncia ajuda de 45 mil milhões de euros para trabalhadores e empresas (Alfa/Expresso/Lusa)

Os governantes polacos eurocéticos têm promovido algumas medidas que entram em conflito com os valores base da UE – LUDOVIC MARIN/GETTY IMAGES

“[A guerra contra a Covid-19] Será longa, violenta e esta guerra deve mobilizar todas as nossas forças”, afirmou o ministro da Economia, em declarações à rádio francesa

O ministro da Economia francês, Bruno le Maire, anunciou esta terça-feira que vão ser canalizados 45 mil milhões de euros para trabalhadores e empresas e que se prevê a retração do PIB em cerca de 1% devido à Covid-19.

“[A guerra contra a Covid-19] Será longa, violenta e esta guerra deve mobilizar todas as nossas forças”, afirmou o ministro, em declarações à rádio francesa.

Os 45 mil milhões de euros vão traduzir-se sobretudo num abate sobre as taxas sociais a pagar pelas empresas por cada trabalhador, assim como as suas declarações de impostos. Para as empresas numa situação mais difícil, haverá mesmo a possibilidade de apoio do Estado no pagamento de créditos bancários.

Para os trabalhadores, o Governo assegura o desemprego parcial que vai garantir o pagamento a 100% do salário, sem qualquer tipo de limite.

Será ainda constituído um fundo de solidariedade de mil milhões de euros para os microempresários e trabalhadores independentes que faturem menos de um milhões de euros e tenham registado perdas de 70% nos seus negócios entre março de 2019 e março deste ano.

O ministro acrescentou ainda que estima que o PIB francês recue 1% devido à pandemia e que a dívida francesa deverá este ano, em consequência, passar os 100%.

A França está atualmente e, pelo menos, nos próximos 15 dias, com uma quarentena reforçada, em quem as saídas de casa não justificadas são alvo de sanção, segundo anunciou o Presidente Emmanuel Macron segunda-feira à noite.

Foram até agora detetados no país 6.633 casos entre os quais se registaram 148 mortes.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background