Dia Mundial da Língua Portuguesa

Publié le 5 mai 2020

O primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa assinala-se hoje. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) oficializou a data no ano passado, mas desde 2009 que, em 05 de maio, era comemorado o Dia da Língua e da Cultura Portuguesa, instituído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O embaixador de Portugal junto da UNESCO em Paris, António Sampaio da Nóvoa, esteve esta tarde à conversa com a Rádio Alfa, num entrevista conduzida pelo jornalista Ricardo José.

 

embaixador Sampaio da Nóvoa

 

O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, 3,7% da população mundial.

 

Mensagem sobre o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que o idioma vai se construindo no dia-a-dia de vários povos de todos os continentes.

É língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana ou o Mercosul.

 

Entrevista: Ricardo José

Edição: Manuel Alexandre

 

Alfa/Lusa.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background