Dois mortos, 51 desalojados, danos na rede elétrica, estradas cortadas: tempestade em Portugal

Tempestade Elsa faz pelo menos duas vítimas mortais em Portugal. Há estradas cortadas, inundações e pessoas desalojadas.

Duas pessoas morreram: um homem no Montijo foi atingido por uma árvore enquanto conduzia, outro ficou soterrado em Castro Daire, dentro da sua casa, que desabou.

Pelo menos 51 pessoas estavam ontem à noite desalojadas e verificavam-se danos importantes na rede elétrica.

Todos os distritos da costa portuguesa, alguns do interior e da costa da Madeira estão desde ontem, quinta-feira, sob aviso laranja devido à chuva forte e rajadas de vento.
Proteção Civil alerta a população para o agravamento das condições, que só deverão melhorar no domingo.
Balanço

Balanço oficial: Mais de 5.400 ocorrências, a maioria quedas de árvores, foram registadas em Portugal continental desde quarta-feira, na sequência do mau tempo, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com o comandante da ANEPC Rui Laranjeira, foram registadas entre as 15h00 de quarta-feira e as 23h00 de quinta-feira, 5.427 ocorrências, 2.862 das quais foram quedas de árvores, 906 quedas de estruturas e 1.152 foram inundações, que empenharam 17.260 operacionais.

« O Porto mantém-se o distrito com o maior número de ocorrências (977), mas há um conjunto de distritos, mais a sul, que tinham menos ocorrências e que agora estão a aumentar », nomeadamente Lisboa (450), Setúbal (311), Santarém (313) e Leiria (396), adiantou o comandante Rui Laranjeira.

Em Lisboa, todas as ligações fluviais no rio Tejo foram suspensas. Na ponte 25 de Abril só passa um comboio de cada vez.

Article précédentFCPorto vence Santa Clara e está nos « quartos » da Taça
Article suivant7.º Encontro Anual do Conselho da Diáspora Portuguesa. Hoje, 20/12, em Cascais