Emigrantes poderão ir a Portugal no verão se restrições do espaço Schengen forem levantadas

Publié le 5 mai 2020

Emigrantes poderão regressar a Portugal no verão se restrições do espaço Schengen estiverem levantadas – Ministro dos Negócios Estrangeiros.

 

 

Durante uma audição no Parlamento, na tarde desta terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, admitiu que os emigrantes portugueses poderão vir passar as habituais férias de verão a Portugal, desde que as restrições de circulação no espaço Schengen estejam levantadas por essa altura.

“Trabalhamos afincadamente para que essas viagens se possam realizar, temos todos o gosto, além de que é um direito deles e será uma contribuição importante para reanimar o nosso território. Portanto, no que depender de nós, esse regresso está garantido, é preciso é trabalhar em conjunto com os países da UE para que restrições do espaço Schengen possam ser levantadas até ao verão, é nisso que trabalhamos”, disse Augusto Santos Silva aos deputados.

O MNE disse ainda que Portugal tem apoiado socialmente os emigrantes em dificuldade devido à crise e que vai apoiar igualmente “medias” das comunidades.

Abertura da fronteira luso-espanhola dependerá de sucesso português e espanhol

Pelo seu lado, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse também nesta terça-feira, em audição parlamentar, que ainda não há uma data para o levantamento das restrições nas fronteiras e que o critério terá como ponto de partida os países com maior número de portugueses.

Quanto à abertura da fronteira portuguesa com Espanha, essa dependerá dos números de infetados em território português e também espanhol. “Depende do sucesso português e espanhol”, disse o ministro.

Esta informação está a ser avançada por diversos orgãos de comunicação portugueses.

 


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background