Portugal integra o pote 1 no sorteio da fase de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de futebol de 2022, no qual estão as seleções continentais mais bem colocadas no ranking mundial, confirmou hoje a FIFA.
No dia em que foi conhecida a atualização do ranking da FIFA, liderado pela Bélgica, o organismo que rege o futebol mundial deu conta do alinhamento dos seis potes, a 10 dias do sorteio da fase de qualificação, agendado para 07 de dezembro, em Zurique, na Suíça, que não terá assistência ou representantes das federações, devido à pandemia de covid-19.
A equipa campeã europeia, quinta posicionada na hierarquia, já sabe que vai evitar as seleções da Bélgica, França, campeã mundial, Inglaterra, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Países Baixos, mas Suíça, Polónia e Áustria, as três colocadas no pote 2, podem calhar no caminho de Portugal.
As 55 seleções europeias serão distribuídas em seis potes, sendo posteriormente sorteadas em cinco grupos de seis equipas e outros cinco grupos de cinco formações, com jogos a disputar em casa e fora, entre março e novembro de 2021.
O primeiro classificado de cada um dos 10 grupos apura-se automaticamente para a fase final do Campeonato do Mundo, no Qatar, enquanto os segundos classificados vão disputar os ‘play-offs’ de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para o Mundial2022 ou para os ‘play-offs’.
Destas 12 equipas presentes nos ‘play-offs’, que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no Mundial2022.
Ao contrário do apuramento europeu, as qualificações continentais em África, na Ásia e na América do Sul já arrancaram.
– Configuração dos potes no sorteio da fase de qualificação europeia para o Mundial2022:
Pote 1: Bélgica, França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Países Baixos.
Pote 2: Suíça, País da Gales, Polónia, Suécia, Áustria, Ucrânia, Sérvia, Turquia, Eslováquia e Roménia.
Pote 3: Rússia, Hungria, República da Irlanda, República Checa, Noruega, Irlanda do Norte, Islândia, Escócia, Grécia e Finlândia.
Pote 4: Bósnia-Herzegovina, Eslovénia, Montenegro, Macedónia do Norte, Albânia, Bulgária, Israel, Bielorrússia, Geórgia e Luxemburgo.
Pote 5: Arménia, Chipre, Ilhas Faroé, Azerbaijão, Estónia, Kosovo, Cazaquistão, Lituânia, Letónia e Andorra.
Pote 6: Malta, Moldávia, Liechtenstein, Gibraltar e San Marino.
Com Agência Lusa.