Forte incêndio em Castro Marim ameaça habitações, alastra a zonas de Tavira e fumo atinge zonas de praias.
Alfa
Um incêndio que deflagrou no concelho de Castro Marim está a alastrar e a causar preocupação já em zonas perto da cidade de Tavira. Chamas avançam num perímetro de 20 km.
Cerca de três centenas de bombeiros, dezenas de viaturas e uma dezena de meios aéreos estiveram nestas manhã e tarde de segunda-feira a combater as chamas no local mas não conseguiram dominar o avanço das chamas até ao fim da tarde.
O fogo teve início à uma da manhã e entrou em fase de resolução, mas reacendeu ao início da tarde desta segunda-feira e obrigou a retirar algumas pessoas das suas habitações.Televisões estão a transmitir em direto da zona e constatam que várias casas estão em risco de serem consumidas pelas chamas e que nuvens espessas de fumo já chegaram a algumas praias algarvias.O incêndio já alcançou grande dimensão e está a alastrar muito rapidamente. Os próprios habitantes tentam apagar o fogo enquanto aguardam pela chegada dos bombeiros a alguns locais, onde pessoas, animais e casas estão em risco.
O segundo comandante Abel Gomes, do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, diz que as autoridades estão preparadas para retirar pessoas de casa se for necessário e que pela frente estão muitas horas de trabalho.
O incêndio que começou esta madrugada em Odeleite, no concelho de Castro Marim, no Algarve, teve um reacendimento « forte » esta tarde e não estava controlado perto das 20 horas locais.