Portugal está na moda? Como é que as outras culturas nos veem? Podemos melhorar essa imagem?
Amália e Eusébio levaram Portugal ao Mundo, no século XX. E, hoje, continua a ser o futebol – ou antes, Cristiano Ronaldo – a dar o pontapé de saída no nation branding e Mariza, Ana Moura, e muitos outros fadistas a dar voz à saudade. Mas os emissários da cultura nacional diversificaram-se.
As praias são consideradas das mais bonitas do mundo. E as ondas conquistam gigantes do surf mundial. A nossa gastronomia compete na liga da diplomacia, com o pastel de nata a pôr sorrisos nos lábios de todos e a sardinha a convidar para um pé de dança. Ou será o vinho?
Ainda assim, o Global Soft Power Index 2021 coloca Portugal na 28ª posição do ranking dos 100 países com melhor imagem. O que poderá ser feito para mudar este panorama?
Entre 2008 e 2019, mais de 430 mil portugueses saíram do país – segundo dados da Pordata. Poderão a exportação de cérebros, de estudantes e a presença de grandes figuras nacionais em instituições internacionais contribuir para uma nova imagem de Portugal?
Neste Fronteiras XXI vamos descobrir como é que o país se dá a conhecer e em que áreas os portugueses são mais reconhecidos, a nível mundial. Com participação especial do antigo embaixador de Portugal Francisco Seixas da Costa, do professor catedrático da Universidade de Brown (nos EUA), Onésimo Teotónio Almeida, da CEO da empresa de vinhos Plansel, Dorina Lindemann-Bohm e do arquitecto e Prémio Pessoa Manuel Aires Mateus. A moderação está a cargo da jornalista da RTP Ana Lourenço