Grupo francês cria mais de 200 postos de trabalho em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions 30 inaugurou esta segunda-feira, em Viana do Castelo, um centro de soluções tecnológicas com 140 trabalhadores, prevendo até junho contratar mais 80 com a ampliação do espaço, num investimento global superior a 750 mil euros.

Segundo o administrador da Solutions 30 Portugal, João Martinho, o centro de competências hoje inaugurado ficou concretizado « em tempo recorde, cerca de seis meses, desde o dia em que foi identificado o local até à abertura », na segunda fase da zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo.

« Vamos ampliar ainda no primeiro semestre 2019 estas instalações, com mais 350 metros quadrados, para podermos recrutar mais 80 pessoas, em áreas como os recursos humanos, financeira, contabilidade, informática, entre outras ».

João Martinho adiantou que o grupo francês, fundado por Karim Rachedi, hoje presente na inauguração do centro de Viana do Castelo, « terminou o ano de 2018 com um volume de negócio de 440 milhões de euros, mais de 7.000 colaboradores, em sete países, com um crescimento sustentado a dois dígitos, nos últimos 10 anos ».

« O grupo é cotado em bolsa, na Alternext Paris, tendo em 2018 ultrapassado os mil milhões de capitalização, tornando-se o primeiro unicórnio do setor », disse, estimando que uma faturação de 640 milhões de euros no final de 2019.

« O grupo continua a crescer a dois dígitos, esperando em 2019, continuar com este ritmo de crescimento, graças à digitalização dos serviços associados a pessoas e objetos potenciando, assim, o seu crescimento nos próximos anos », sublinhou.

Adiantou que a multinacional, considerada europeia na prestação de serviços para novas tecnologias, investiu quatro milhões de euros na aquisição dos contratos ganhos pela empresa Painhas em França, para a instalação de contadores inteligentes.

João Martinho apelou ainda ao presidente da Câmara de Viana do Castelo para resolver « alguns constrangimentos » na zona empresarial de Neiva, apontado como exemplo as « dificuldades » sentidas pelos trabalhadores no estacionamento e acesso aos transportes coletivos.

Na resposta, o socialista José Maria Costa explicou que até final do primeiro semestre deste ano ficará concluído o projeto de requalificação da segunda fase da zona industrial do Neiva e que, até final do ano, ao abrigo da descentralização de competências para os municípios, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho irá lançar a concurso uma nova concessão dos transportes na região.

José Maria Costa destacou que o novo centro da Solutions 30 resultou da refuncionalização de uma unidade industrial que se encontrava desativada.

« Viana do Castelo está sinalizada no radar das empresas internacionais pela sua localização, pelos bons quadros e boas acessibilidades e pela proximidade de escolas de ensino superior, universidades, centros de ciência e investigação », sublinhou.

Alfa/DinheiroVivo/Lusa

Article précédentPR Marcelo inicia visita de Estado a Angola
Article suivantParis. É preciso ganhar 7 mil euros por mês para comprar uma casa de 50m2