Inglaterra. Afinal Certificado de Vacinação vai ser obrigatório para entrar em discotecas

Afinal certificado de vacinação passará a ser obrigatório para entrar em discotecas e pubs em Inglaterra. 

É um recuo do Gogverno relativamente à posição anterior, porque o Primeiro-ministro Boris Johnson recusou numa primeira fase forçar a adoção teste tipo de documentação para aceder a serviços e espaços de lazer, deixando a opção às empresas privadas.

Boris Johnson anunciou que a medida entrará em vigor a partir do final de Setembro, assim que todos os adultos tenham tido acesso às duas doses da vacina contra a covid-19.

Os certificados de vacinação contra a covid-19 passarão a ser obrigatórios para entrar em discotecas e outros locais muito frequentados em Inglaterra, segundo anunciou o primeiro-ministro britânico apenas horas depois de as discotecas terem aberto pela primeira vez em 16 meses e de terem sido levantadas a maior parte das restrições para travar a propagação do novo coronavírus.

Esta segunda-feira, numa conferência de imprensa, Boris Johnson argumentou que a obrigatoriedade de certificação para o acesso a « discotecas e outros locais de grande concentração de pessoas » é necessária para reduzir a transmissão do vírus.

Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte decidem as próprias regras em matéria de saúde.

« Não quero ter de fechar discotecas novamente, como se fez noutros lugares », disse, numa referência aos Países Baixos, « mas isso significa que as discotecas precisam fazer a coisa socialmente responsável », exigindo prova de vacinação ou de teste de covid-19 negativo.

Boris Johnson deixou entender que esta medida pode ser estendida aos ‘pubs’, « para proteger a população », disse.

O anúncio destas medidas « retificativas » coincide com o levantamento esta segunda-feira da maioria das restrições aos contactos sociais, nomeadamente o distanciamento físico e limites ao número de pessoas que se podem juntar ao ar livre ou em espaços fechados.

Discotecas inglesas encheram-se de jovens na segunda-feira a partir das 00h01. Leia aqui: 

Covid-19. Britânicos celebram a liberdade em discotecas em todo o país- « soirées 00h01 »

Article précédentCovid-19: França entrou na quarta vaga do vírus – Governo
Article suivantCovid-19/Portugal. Costa prevê « libertação total da sociedade » no fim do verão