Covid-19/Portugal. Costa prevê « libertação total da sociedade » no fim do verão

Covid-19. PM Costa prevê « libertação total da sociedade » no fim do verão

Luís Forra/Lusa

.

O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira que Portugal deverá atingir no final do verão a imunidade de grupo, « um momento importantíssimo para a confiança e libertação total da sociedade », e prevê que se possam bater este ano recordes na captação de investimento. (Alfa/Lusa/Expresso)

Na cerimónia de assinatura de quatro contratos fiscais de investimento no valor global de 141 milhões de euros, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, António Costa salientou que « todas as previsões » apontam para que, entre 2021 e 2022, a economia portuguesa possa crescer cerca de 9%.

« Significa que, neste momento, – em que com a aceleração do processo de vacinação podemos olhar para o final deste verão como podendo atingir esse momento importantíssimo para a confiança e libertação total da sociedade que é a imunidade de grupo -, nós temos já em execução um conjunto de investimentos que assegurarão o crescimentos sustentado da economia portuguesa, a manutenção de postos de trabalho e a criação de mais e melhores postos de trabalho no futuro, essenciais para absorver o desemprego criado pela crise », destacou.

Por outro lado, o primeiro-ministro salientou que em 2019 tinha sido, até agora, o ano em que o país bateu o recorde de investimento direto estrangeiro.

« Em termos de investimento direto estrangeiro, os contratos já apoiados pela Aicep [Agência para o Investimento e Comércio Externo] já são 92% do valor do melhor ano de sempre, que foi 2019. Estamos ainda em julho, há ainda muito trabalho para fazer, há ainda a oportunidade de em 2021 batermos o recorde de 2019 », vaticinou.

Article précédentInglaterra. Afinal Certificado de Vacinação vai ser obrigatório para entrar em discotecas
Article suivantTóquio2020: Jogos Olímpicos vão ser estranhos, até em ambiente hostil – COP