Israel: Guterres condena ataque iraniano e pede contenção antes de « escalada devastadora ». Durante a noite de sábado para domingo, foram lançados mais de 200 drones e mísseis contra Israel, mas a larga maioria foi interceptada com a ajuda dos EUA e Reino Unido.
O secretário-geral das Nações Unidas condenou o ataque lançado no sábado à noite pelo Irão contra Israel, pedindo « o fim imediato das hostilidades » antes de uma « escalada devastadora ».
Num comunicado divulgado durante a noite, António Guterres considerou que « o ataque de larga escala lançado contra Israel pela República Islâmica do Irão » é « uma escalada séria ».
« Estou profundamente alarmado com o perigo muito real de haver uma escalada regional devastadora. Peço a todas as partes envolvidas que apliquem máxima contenção para evitar qualquer ação que possa levar a grandes confrontações militares em várias frentes » no Médio Oriente, afirmou.
A missão permanente do Irão na ONU disse que o ataque foi uma retaliação « à agressão do regime sionista » contra as instalações diplomáticas iranianas em Damasco no início do mês e que « o assunto pode ser dado como encerrado ».
O gabinete de guerra de Israel reuniu-se. Após a reunião, o primeiro-ministro israelita, Netanyahu, falou com o Presidente norte-americano, Joe Biden. O Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se de emergência no domingo, a pedido de Israel.
Alfa/ com agências