Língua portuguesa. Lusodescendentes pedem « verdadeira campanha de promoção » em França

Lusodescendentes estão reunidos em Paris para a segunda edição dos Estados Gerais da Lusodescendência. Reuniões decorrem na Casa de Portugal da Cidade Universitária de Paris. O embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, considerou a iniciativa importante. « É crucial a mobilização de esforços para que a língua portuguesa ganhe efetivamente a ‘batalha do paradigma’ e deixe de ser vista como uma língua de uma comunidade, ‘une langue d’immigration’, assumindo o seu lugar natural entre as línguas a serem aprendidas pelas crianças e jovens em França », afirmou o diplomata.

Confira aqui os objetivos e o programa dos « Estados Gerais »:

Comunicado da associação CAP MAGELLAN: 

No seguimento dos Primeiros Estados Gerais da Lusodescendência (EGL) que decorreram a 28 e 29 de janeiro de 2017, no quadro dos 25° aniversário,  e culminaram com a assinatura de uma Carta de compromisso por todas as estruturas presentes em prol de campanhas nacionais abordando vários temas como a participação cívica,  o recensamento eleitoral e a promoção da língua portuguesa, a Cap Magellan propõe os Segundos Estados Gerais da Lusodescendência, a decorrer nos próximos dias 26 e 27 de janeiro de 2019.

Os  1os EGL, evento único, reuniram as diferentes realidades dos lusodescendantes, lusófonos e lusófilos, dirigentes associativos, professores, estudantes, empresários, responsáveis políticos e oficiais, com o objetivo de criar uma rede capaz de promover a divulgação da língua portuguesa, reforçar a participação cidadã, dar a conhecer e divulgar a cultura através dos intercâmbios, do turismo sustentável e dos investimentos. O sucesso dos 1os Estados Gerais vem, entre outros, da forte representação das principais estruturas que atuam diariamente para os benefícios da comunidade lusófona em França. Um conjunto de entidades dinâmicas lutando pelas mesmas causas, tornou-se então consciente da sua existência e reuniu-se.

Assim, participaram nesta primeira edição 185 estruturas associativas e representantes do corpo docente da França, mas também de Portugal, Luxemburgo e Bélgica. Uma rede nasceu. A estes actores damos o nome de “Rede dos Estados Gerais da Lusodescendência” e que aguarda agora o lançamento de verdadeiras campanhas nacionais. A primeira dessas vai dizer respeito à promoção da língua portuguesa.

Os Estados Gerais da Lusodescendência ocorrem de dois em dois anos, baseado numa lógica de trabalho em rede, em torno destas campanhas nacionais. O formato mantêm-se idêntico e realizar-se-á na Casa de Portugal da Cidade universitária de Paris:

  •   sábado 26 de janeiro e domingo 27 de janeiro, de manhã: reunião e animação da rede dos Estados gerais da lusodescendência (mais de 180 estruturas de todo o território representando as associações mais importantes e os estabelcimentos de ensino da língua portuguesa) para a preparação e o lançamento de uma verdadeira campanha de promoção da língua portuguesa em França, com uma lógica plurianual e lançada por toda a rede;
  • domingo 27 de janeiro à tarde: uma animação musical intimista e privada com artistas lusófonos.
Article précédentCGD denunciou Sócrates e deu origem à Operação Marquês
Article suivantNaomi Osaka conquista segundo torneio do ‘Grand Slam’ consecutivo