Lusodescendente Cristèle Alves Meira de novo com um filme em Cannes

Filmes de Cristèle Alves Meira e Sofia Bost na Semana da Crítica em Cannes

Filmes de Cristèle Alves Meira e Sofia Bost na Semana da Crítica em Cannes

Alfa/Lusa/DN/outras fontes
Duas produções portuguesas, de Cristèle Alves Meira e Sofia Bost, foram selecionadas para a Semana da Crítica, um dos programas paralelos do Festival de Cinema de Cannes (França), foi hoje anunciado.

Segundo o programa, na competição de curtas-metragens está « Dia de Festa », de Sofia Bost, uma produção de Filipa Reis que fará a estreia mundial em França.

Sofia Bost, que tem trabalhado como montadora, é autora ainda da curta-metragem « Swallows » (2015).

Além de « Dia de Festa », na Semana da Crítica estará também, fora de competição e igualmente em estreia mundial, a curta-metragem « Invisível Herói », da lusodescendente Cristèle Alves Meira, com coprodução entre Portugal e França.

Será um regresso de Cristèle Alves Meira à Semana da Crítica, depois de lá ter apresentado em 2016 o filme « Campo de Víboras ». Atualmente prepara a primeira longa de ficção, intitulada « Bruxa ».

Eis um breve autorretrato seu, publicado há ano e meio no Diário de Notícias: « Sinto o complexo de alguém que não tem um só país. Nasci em França, filha de pais portugueses, do Norte do país. Tenho dupla nacionalidade, já que pedi a nacionalidade francesa aos 18 anos. Sinto-me francesa, é verdade, mas em casa sempre recebi uma cultura portuguesa. Ao mesmo tempo, quando venho a Portugal, é como se não me sentisse portuguesa: vivo uma espécie de crise identitária que traz as memórias dos tempos de infância que passei com a minha família transmontana. »

A Semana da Crítica, organizada há mais de 50 anos pelo Sindicato dos Críticos de Cinema de França, decorrerá de 15 a 23 de maio e contará com 11 longas-metragens e 15 curtas-metragens, a maioria em competição.

O júri da Semana da Crítica é presidido pelo realizador colombiano Ciro Guerra.

O Festival de Cinema de Cannes está marcado de 14 a 25 de maio.

td-main-content-wrap
Article précédentRui Lucas, português morto no Sri Lanka estava em lua-de-mel e era de Viseu
Article suivantSeleção portuguesa de sub-16 termina Torneio de Montaigu em sexto lugar