Madonna “portuguesa” e “crioula” inicia em Lisboa digressão europeia “Madame X”

Publié le 12 janvier 2020

Madonna começa hoje em Lisboa digressão europeia “Madame X”

Madonna começa hoje em Lisboa digressão europeia Madame X

Alfa (com Lusa e outras fontes)
A cantora norte-americana Madonna começa hoje, domingo, 12, a digressão europeia “Madame X” com o primeiro de oito concertos no Coliseu de Lisboa, a cidade que a inspirou para o mais recente álbum.

A digressão “Madame X” chega à Europa, com 37 concertos em Lisboa, Londres e Paris agendados até ao final de março, depois de ter passado por palcos nos Estados Unidos, onde houve problemas de produção no arranque e cancelamentos no final por lesão da cantora.

De acordo com o alinhamento da digressão nos Estados Unidos, o espetáculo de Madonna estará dividido em quatro atos, a produção cénica incluirá a reinvenção de uma casa de fados e a interpretação de “Fado Pechincha”, com o guitarrista Gaspar Varela.

Além do jovem guitarrista português, bisneto de Celeste Rodrigues – fadista de quem a artista norte-americana é admiradora -, a digressão conta ainda com a trompetista portuguesa Jessica Pina, os percussionistas Carlos Mil-Homens e Miroca Paris e o grupo feminino cabo-verdiano Batukadeiras.

Tanto o novo álbum como esta digressão são assumidamente influenciados, criativamente, pela vivência de Madonna em Lisboa nos últimos anos, onde contactou com a cultura lusófona e latina.

Feito com a colaboração do produtor francês Mirwais, o álbum “Madame X” inclui colaborações com a cantora brasileira Anitta e o músico colombiano Maluma.

Nos concertos “Madame X”, que decorrem em salas mais pequenas e intimistas, Madonna desenhou um alinhamento que inclui alguns temas novos, como “God Control” e “I Rise”, mas também material antigo com “Express Yourself”, interpretado ‘a capella’, “American Life” e “Papa don’t preach”.

Além do concerto de hoje, Madonna, 61 anos, estará no coliseu de Lisboa nos dias 14, 16, 18, 19, 21, 22 e 23.

A primeira vez que Madonna atuou em Portugal foi em 2004, quando fechou em Lisboa a “Re-Invention Tour”. No ano seguinte atuou em Lisboa na cerimónia dos prémios europeus de música da MTV, tendo regressado à capital em 2008. Em 2012 atuou no Estádio Cidade de Coimbra.

É “como se fosse um musical sobre a Lisboa crioula”, escreve o Público na sua edição deste domingo.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background