Ministra portuguesa da Presidência garante que emigrantes podem regressar a Portugal e que quarentena não é obrigatória

Publié le 19 mai 2020

Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, em entrevista ontem ao Jornal das 8, da TVI.

Questionada sobre se os emigrantes teriam a possibilidade de regressar ao seu país de origem, a ministra garantiu que sim.

Fronteiras terrestres com Espanha encerradas

Foi decidido em Conselho de Ministros, na passada quinta-feira, de que as fronteiras entre Portugal e Espanha iriam permanecer encerradas até dia 15 de junho.

Mas, quando foi questionada sobre se os emigrantes teriam a possibilidade de regressar ao seu país de origem, a ministra garantiu que sim.

As possibilidades que os emigrantes possam regressar a Portugal existem e existiram durante todo este período (…) A pessoa não vai para Espanha, a pessoa vai atravessar Espanha para vir para Portugal”.

A ministra explicou que o encerramento das fronteiras terrestres serve essencialmente para impedir que os portugueses decidam ir passar um fim de semana a Madrid ou vice-versa. Mesmo a quarentena pode não ser obrigatória, disse. No caso dos portugueses do estrangeiro apenas terão de seguir as orientações das autoridades da saúde.

Resumindo, a governante disse designadamente sobre as praias: Governo garante que este verão terá condições de segurança para que os portugueses o gozem na praia. E entre esses portugueses estarão os emigrantes que decidam regressar de outros países europeus para passar férias.

Vieira da Silva insistiu que “nenhum português”, exceto os que experimentaram problemas com o regresso de avião, “que tenha querido regressar deixou de o poder”. O atual fecho de fronteiras com Espanha significa, no dizer da ministra, que “um português não pode ir passar um fim de semana a Madrid nem um espanhol a Lisboa”. Mas não significa que um cidadão com nacionalidade portuguesa não possa pisar solo nacional durante o verão.

 


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background