MOBILIZAÇÃO EM PARIS VAI PEDIR JUSTIÇA PARA GIOVANNI. Texto de Carlos Pereira

Publié le 11 janvier 2020

Texto de Carlos Pereira – Lusojornal
Uma mobilização está marcada para este sábado, entre as 15h00 e as 18h00, junto da Embaixada de Portugal em Paris, para pedir justiça para Luís Giovanni dos Santos Rodrigues Tavares, um jovem estudante cabo-verdiano que foi batido até à morte em Bragança.

Com 21 anos de idade, natural da ilha do Fogo, Giovanni estava a estudar em Bragança, mas no passado dia 21 de dezembro, quando saía de uma discoteca, foi barbaramente espancado com barras de ferro por um grupo de 10 a 15 jovens. Morreu 10 dias depois!

A mobilização deste sábado, dia 11 de janeiro, no ângulo da rue de Noisiel, quase em frente da Embaixada de Portugal, pede que seja feita justiça, que os agressores sejam identificados e julgados.

“Face a uma lenta reação e posicionamento das autoridades competentes portuguesas na abertura de processo crime e face a uma quase invisibilidade desta atrocidade nos medias tradicionais até ao dia 4 de janeiro, apelamos à mobilização de toda a Comunidade cabo-verdiana de França, mas também de todas as pessoas que se sentem interpeladas pela violência de que foi vítima Luís Giovanni” diz uma nota enviada às redações, assinada por Rosa Semedo, principal organizadora do evento em França.

A manifestação, declarada e autorizada pela Préfecture de Paris, quer ser uma “marcha branca, massiva, silenciosa e pacífica” e por isso, os organizadores pedem que os participantes se vistam de branco e levem flores, velas, poemas, desenhos…

Este evento realiza-se à mesma hora em todas as ilhas de Cabo Verde, mas também estão anunciadas manifestações deste tipo em Portugal (Lisboa, Porto, Coimbra, Bragança, Covilhã, Évora), no Luxemburgo, nos Estados Unidos (Brockton), na Holanda (Rotterdam), na Suíça (Genebra), em França (Paris, Marseille, Lyon)…

Sábado, 11 de janeiro

Das 15h00 às 18h00

Embaixada de Portugal

1 rue de Noisiel

75116 Paris

Texto Carlos Pereira, jornalista, diretor do Lusojornal


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background