« MODUS DE FADO » – FADO, MORNA E SEMBA AO VIVO NO PROGRAMA “SÓ FADO”, HOJE ÀS 21H
Modus de Fado é a consequência do encontro de Culturas de longa data.
Entre “fados e guitarradas” pautados pela Guitarra de Arménio de Melo e pela Viola e voz de João Vaz, um amigo teve a ideia (José Carlos Cunha) de juntar num único espectáculo; Fado, Morna e Semba na “Casa 70” Luanda em duas noites memoráveis. Assim, nasceu o conceito “Modus de Fado” que recebe de coração aberto o desafio de mostrar, a partir do Fado, a proximidade das várias categorias musicais, a sua extensão e profusão no mundo lusófono. Daí a razão deste Projeto.
O conceito MODUS DE FADO atinge a sua plenitude, uma vez que, a par de fados bastante conhecidos, são apresentados fados inéditos (quer poemas quer músicas, na sua maioria compostas por ARMÉNIO DE MELO), assim como temas encontrados na lusofonia, tais como a Canção, a Morna e o Semba, adaptados às formas do fado pela voz de JOÃO VAZ.
A Guitarra Portuguesa, apresenta temas de guitarristas que desde o início do século passado foram enriquecendo todo um património musical com as suas guitarradas ou variações em boa parte com origem em improvisos sobre melodias de fados. É evidente a aprendizagem mimética que ainda caracteriza a Guitarra Portuguesa, a Viola, o canto do Fado e a Viola-Baixo aqui representada por ANTÓNIO FERREIRA.
Como diz o ditado, quem conta um conto acrescenta um ponto, os fadistas, guitarristas, violistas e baixistas que surgem de novo vão acrescentando aos conhecimentos que lhes foram transmitidos pelos seus mestres algo de pessoal para que possam ser diferenciados dos seus antecessores e mesmo contemporâneos.
É com base nestes princípios que ARMÉNIO DE MELO, responsável musical deste projecto apresenta grande parte do reportório que sustenta o espetáculo do grupo, fazendo assim jus ao “MODUS DE FADO ».