“MODUS DE FADO” – FADO, MORNA E SEMBA AO VIVO NO “SÓ FADO”, HOJE ÀS 21H

Publié le 8 novembre 2019

“MODUS DE FADO” –  FADO, MORNA E SEMBA AO VIVO NO PROGRAMA “SÓ FADO”, HOJE ÀS 21H

Modus de Fado é a consequência do encontro de Culturas de longa data.

Entre “fados e guitarradas” pautados pela Guitarra de Arménio de Melo e pela Viola e voz de João Vaz, um amigo teve a ideia (José Carlos Cunha) de juntar num único espectáculo; Fado, Morna e Semba na “Casa 70” Luanda em duas noites memoráveis. Assim, nasceu o conceito “Modus de Fado” que recebe de coração aberto o desafio de mostrar, a partir do Fado, a proximidade das várias categorias musicais, a sua extensão e profusão no mundo lusófono. Daí a razão deste Projeto.

O conceito MODUS DE FADO atinge a sua plenitude, uma vez que, a par de fados bastante conhecidos, são apresentados fados inéditos (quer poemas quer músicas, na sua maioria compostas por ARMÉNIO DE MELO), assim como temas encontrados na lusofonia, tais como a Canção, a Morna e o Semba, adaptados às formas do fado pela voz de JOÃO VAZ.

A Guitarra Portuguesa, apresenta temas de guitarristas que desde o início do século passado foram enriquecendo todo um património musical com as suas guitarradas ou variações em boa parte com origem em improvisos sobre melodias de fados. É evidente a aprendizagem mimética que ainda caracteriza a Guitarra Portuguesa, a Viola, o canto do Fado e a Viola-Baixo aqui representada por ANTÓNIO FERREIRA.

Como diz o ditado, quem conta um conto acrescenta um ponto, os fadistas, guitarristas, violistas e baixistas que surgem de novo vão acrescentando aos conhecimentos que lhes foram transmitidos pelos seus mestres algo de pessoal para que possam ser diferenciados dos seus antecessores e mesmo contemporâneos.

É com base nestes princípios que ARMÉNIO DE MELO, responsável musical deste projecto apresenta grande parte do reportório que sustenta o espetáculo do grupo, fazendo assim jus ao “MODUS DE FADO”.

 


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background