Costa agradece a Marcelo « oito anos de cooperação e solidariedade institucional »
O primeiro-ministro agradeceu ontem ao Presidente da República os « oito anos de cooperação e solidariedade institucional » e considerou que « dificilmente será possível encontrar outro período » em que as relações tenham decorrido « de forma tão fluida, cooperativa e solidária ».
« Sendo esta a última vez que participamos publicamente numa cerimónia nestas nossas qualidades, queria agradecer estes oito anos de cooperação e solidariedade institucional », afirmou António Costa na conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros de ontem ao lado do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, que presidiu à reunião.
O primeiro-ministro cessante disse que os dois « nem sempre » coincidiram nas mesmas posições, mas defendeu que isso « é aliás pressuposto que aconteça no nosso sistema de Governo ».
O chefe de Governo considerou que « dificilmente será possível encontrar outro período da vivência constitucional onde as relações entre Governo e Presidência da República tenham seguido de uma forma tão fluida, tão cooperativa e tão solidária como aconteceu no essencial destes oito anos ».
António Costa agradeceu também a Marcelo Rebelo de Sousa ter aceitado o convite para presidir à última reunião do Conselho de Ministros do XXIII Governo e assinalou tratar-se já de « uma tradição » que iniciou ainda com o antigo chefe de Estado Cavaco Silva.
Alfa/ com Lusa (adaptado pela Alfa)
Leia mais sobre a mudança em curso em Portugal, aqui:
Eleições/Portugal: Resultados publicados no Diário da República. Novo parlamento reúne 3.ª feira