Torre Eiffel celebra 130 anos e é a dama mais velha de França. O seu rendilhado de ferro sugere um vestido de noiva.
Localizada no Champ de Mars, a dama de ferro foi concebida pelo engenheiro parisiense Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889, na ocasião do centenário da Revolução Francesa de 1789. Tornou-se um ícone mundial da cidade de Paris, sendo o edifício mais alto da capital francesa e também o mais visitado do mundo.
Foram Emile Nouguier e Maurice Koechlin, dois engenheiros da empresa Eiffel, que tiveram a ideia inicial da construção de uma torre alta, como entrada para a Exposiçao Universal. O projecto de Gustave Eiffel, engenheiro e empresário, Maurice Koechlin e Emile Nouguier, ambos igualmente engenheiros, foi eleito, entre 107 outros projectos, para a Exposição Universal.
A construção iniciou-se no dia 1 de Julho de 1887 com a montagem das patas da Torre. Foram cerca de 300 operários que trabalharam durante dois anos, dois meses e cinco dias, para montar as 18.038 peças de ferro da torre, constituindo um conjunto impressionante de rendilhado de ferro. Por isso, alguns chamam também a Torre de « a noiva de Paris” por o seu rendilhado de ferro sugerir um vestido de noiva.
Inaugurada em 31 de Março de 1889, nas comemorações do centenário da Revolução Francesa, a Torre Eiffel foi construída para ser uma estrutura temporária por vinte anos. Quando o contrato chegou ao prazo, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como uma excelente antena de transmissão de rádio salvou-a da demolição.
A sua altura de 324 metros de altura permite ainda hoje transmissão de rádio e de televisão para 11 milhões de habitantes de Île-de-France.
Texto de Alexandre Gonçalves (R.Alfa)