“Noiva de Paris” fez 130 anos

Publié le 1 avril 2019

Torre Eiffel celebra 130 anos e é a dama mais velha de França. O seu rendilhado de ferro sugere um vestido de noiva.

Localizada no Champ de Mars, a dama de ferro foi concebida pelo engenheiro parisiense Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889, na ocasião do centenário da Revolução Francesa de 1789. Tornou-se um ícone mundial da cidade de Paris, sendo o edifício mais alto da capital francesa e também o mais visitado do mundo.

Foram Emile Nouguier e Maurice Koechlin, dois engenheiros da empresa Eiffel, que tiveram a ideia inicial da construção de uma torre alta, como entrada para a Exposiçao Universal. O projecto de Gustave Eiffel, engenheiro e empresário, Maurice Koechlin e Emile Nouguier, ambos igualmente engenheiros, foi eleito, entre 107 outros projectos, para a Exposição Universal.

A construção iniciou-se no dia 1 de Julho de 1887 com a montagem das patas da Torre. Foram cerca de 300 operários que trabalharam durante dois anos, dois meses e cinco dias, para montar as 18.038 peças de ferro da torre,  constituindo um conjunto impressionante de rendilhado de ferro. Por isso, alguns chamam também a Torre de “a noiva de Paris” por o seu rendilhado de ferro sugerir um vestido de noiva.

Inaugurada em 31 de Março de 1889, nas comemorações do centenário da Revolução Francesa, a Torre Eiffel foi construída para ser uma estrutura temporária por vinte anos. Quando o contrato chegou ao prazo, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor como uma excelente antena de transmissão de rádio salvou-a da demolição.

A sua altura de 324 metros de altura permite ainda hoje  transmissão de rádio e de televisão para 11 milhões de habitantes de Île-de-France.

Texto de Alexandre Gonçalves (R.Alfa)


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background