Frédéric Augis (presidente de Tours Métropole Val-de-Loire et autarca de Joué-lès-Tours), foi condenado a uma pena de um ano de inelegibilidade e ao pagamento de uma multa de 12.000 euros por insultar o lusodescendente Cédric de Oliveira (presidente dos autarcas d’Indre-et-Loire et autarca de Fondettes), de « sale Portugais« .
O caso remonta a 4 de abril do ano passado. Os insultos aconteceram depois da aprovação do orçamento da Área Metropolitana de Tours Val-de-Loire. Já durante um beberete, Frédéric Augis atacou verbalmente Cédric de Oliveira. Irritado com o posicionamento oposicionista de Oliveira, Augis terá começado por dizer: “Tu não és mais do que um pequeno vice-presidente.” Para de seguida atirar: “Tu não és mais do que um nojento português.” A expressão em francês, “sale portugais”, insulto racista, foi ouvida pelo visado e diversas testemunhas.
Augis foi então condenado a uma pena suspensa de inelegibilidade de um ano e a uma multa de 12 mil euros, por “insultar pessoa que detém autoridade pública” e “insulto público de natureza racial por parte de pessoa que detém autoridade pública”.
Emission spéciale « Sale Portugais – Affaire Augis/De Oliveira » – ALFA 10/13