Novo romance de José Rodrigues dos Santos, lançado em outubro, fala do filósofo Bento de Espinosa

Photo © / José Rodrigues dos Santos na Rádio Alfa.

O Segredo de Espinosa, que chega às livrarias a 19 de outubro, é o 25.° romance de José Rodrigues dos Santos. Este novo romance fala do influente filósofo luso-holandês, Bento de Espinosa, filho de judeus expulsos de Portugal pela Inquisição no século XVII.

Em 1623, Uriel da Costa, filósofo judeu é excomungado na Sinagoga Portuguesa por questionar as Sagradas Escrituras. Uma criança assiste a tudo: o pequeno Bento de Espinosa é considerado o maior prodígio da comunidade portuguesa de Amesterdão, mas este episódio planta nele a semente da dúvida. E se a Bíblia estiver mesmo errada? A suspeita irá lançar Bento na maior busca intelectual de sempre. Quem realmente escreveu os textos sagrados? Qual é a verdade sobre Deus? O que é afinal a natureza? Mas esta é uma busca proibida e depressa o jovem judeu português descobre que terá de pagar um preço terrível pelas suas perguntas. Os rabinos judeus e os pregadores cristãos perseguem-no e acusam-no do pior dos crimes. Até que no dia 27 de julho de 1656, ele também é excomungado. Bento de Espinosa será depois perseguido até ao fim dos seus dias. O Segredo de Espinosa é uma aventura extraordinária, onde acompanhamos a vida de Bento de Espinosa, o maior filósofo português, e a sua busca proibida e perigosa por respostas essenciais.


José Rodrigues dos Santos, o escritor favorito dos portugueses, já perdeu a conta a quantos livros já vendeu depois de ter virado a fasquia das três milhões de cópias. É o autor mais vendido em Portugal. Mas o pivô do Telejornal da RTP, que se despede com sorrisos e piscadelas de olhos todas as noites, é mesmo uma máquina a escrever. Focado, disciplinado, sem inseguranças ou medo de falhar, prático e pragmático. Assim é José Rodrigues dos Santos, 59 anos.

« Sou uma pessoa que tem uma grande capacidade de trabalho. Consigo organizar-me. E isto é uma coisa que gosto de fazer, arranjo o tempo. Sai-me muito texto, dez páginas por dia », assume.

Entrevista exclusiva. José Rodrigues dos Santos na Rádio Alfa

 

Rádio Alfa com Flash

Article précédentPapa repete no Sínodo apelo de Lisboa a Igreja aberta a « todos, todos, todos »
Article suivantEtudier au Portugal: le quota 7% pour les lusodescendants