
O diretor geral do Olympique Lyonnais, Laurent Prud’homme, anunciou, esta segunda-feira, que Paulo Fonseca, treinador da equipa, será sancionado internamente pelo clube devido ao seu comportamento durante o jogo contra o Brest, no último domingo, onde se envolveu com o árbitro Benoît Millot.
Prud’homme explicou que, no Olympique Lyonnais, qualquer comportamento inadequado, seja de um jogador, membro da equipa técnica, treinador ou até mesmo de si próprio, resulta em sanções.
« No Olympique Lyonnais, quando há problemas de comportamento, quer se trate de um jogador, de um membro da equipa, de um treinador ou mesmo de mim, há naturalmente sanções », afirmou o diretor.
Embora não tenha especificado o tipo de sanção, ele indicou que se trataria de uma punição interna e que mais detalhes poderiam ser comunicados num momento posterior.
Numa entrevista à RMC Sport, no contexto da reunião magna da Federação Francesa de Futebol, Prud’homme também destacou que Fonseca já tomou as devidas providências para resolver a situação, mencionando que o treinador entrou em contato com Amaury Delerue, diretor-instrutor dos árbitros da Ligue 1, e Antony Gautier, chefe da arbitragem francesa, para esclarecer o ocorrido.
Este episódio gerou grande repercussão, com muitos observadores do futebol francês atentos à forma como o Olympique Lyonnais lidará com o comportamento do seu treinador.
A situação destaca a crescente pressão sobre os clubes e técnicos para manterem um comportamento profissional e respeitoso dentro e fora do campo, especialmente em relação à arbitragem.
Recorde-se que o treinador português encostou a cabeça ao árbitro da partida, no momento em que o mesmo foi chamado ao VAR para reverter um penálti. Paulo Fonseca na conferência após o encontro acabaria por pedir desculpas.
Paulo Fonseca terá de comparecer na quarta-feira na comissão disciplinar da Liga francesa de futebol, indica a imprensa francesa.
O jornal L’Équipe é um dos órgãos que avança com a convocatória da comissão disciplinar ao treinador português, adiantando que Paulo Fonseca, contratado pelo Lyon no final de janeiro, arrisca “até sete meses de suspensão”.
Com Imprensa francesa.