Petição pela classificação da obra de José Afonso

Publié le 14 juin 2019

 

Associação lança petição pela classificação da obra de José Afonso

O estatuto de “facto relevante de interesse cultural” poderia permitir a reedição da obra, que tem sido inviabilizada pelo imbróglio jurídico criado pela insolvência da editora Movieplay.

Alfa/Lusa

A Associação José Afonso (AJA) anunciou esta quinta-feira o lançamento de uma petição endereçada à ministra da Cultura para que a obra de José Afonso seja declarada como “facto relevante de interesse cultural” e seja possível reeditá-la.

petição online, que está disponível desde terça-feira e que no espaço de 48 horas já tem mais de 2500 subscritores, incluindo muitas personalidades da vida política e cultural, como o ex-ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes, o poeta e político Manuel Alegre e os músicos Sérgio Godinho e Pedro Barroso, surge devido à impossibilidade legal de se reeditar a obra de José Afonso, face à situação de insolvência da editora Movieplay.

“Estamos perante um imbróglio jurídico, porque a Movieplay [a editora que detém os direitos comerciais da obra de José Afonso] está em situação de insolvência e não se sabe do paradeiro dos masters das músicas gravadas pelo Zeca Afonso”, disse, em conferência de imprensa, o presidente da AJA, Francisco Fanhais.

“E não é só a obra do Zeca que está bloqueada; toda a obra do Mário Viegas, toda a obra do Adriano Correia de Oliveira, estão na mesma situação, bem como alguns trabalhos do Sérgio Godinho e do Fausto, entre outros”, acrescentou Francisco Fanhais.

Apesar de já ter havido contactos com o Ministério da Cultura –​ quer com a actual ministra, Graça Fonseca, quer com o antecessor –, a AJA decidiu lançar a petição com o objectivo de acelerar este processo de classificação da obra de José Afonso, que considera ser “referência maior da cultura musical portuguesa”, visando a sua protecção através de uma “especial tutela do Estado”.

Segundo João Madeira, também da direcção da AJA, o mais importante é preservar a obra de José Afonso. E mesmo que não seja possível localizar osmasters, existem hoje outras soluções técnicas que permitiriam recuperar toda a obra do músico a partir de outros registos, tendo em vista a sua reedição.

Na conferência de imprensa realizada na sede da AJA, na Casa da Cultura, em Setúbal, João Madeira salientou que a própria associação já comunicou aos herdeiros de José Afonso a disponibilidade para reeditar obra de José Afonso. Mas reiterou que o mais importante é que a obra de José Afonso seja declarada pelo Ministério da Cultura como facto relevante de interesse cultural.

 


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background