EDP perde leilão de energia eólica em França

Publié le 14 juin 2019

EDP perde leilão de energia eólica offshore em França. Elétrica portuguesa concorria ao projeto francês de Dunquerque aliada à Engie e E.On, mas acabou por perder o leilão para o consórcio liderado pela EDF

A EDP tem projetos offshore em França, Reino Unido, Portugal e Estados Unidos

FOTO GETTY IMAGES

Alfa/Expresso, por Miguel Prado

A EDP Renováveis perdeu o leilão para licenciar um parque eólico offshore em França com 600 megawatts (MW), tendo a licitação sido ganha pelo consórcio que junta a EDF, Innogy e Enbridge.

O Governo francês anunciou esta sexta-feira que o leilão para o parque eólico de Dunquerque foi ganho pelo consórcio da EDF, com um preço de venda da energia abaixo dos 50 euros por megawatt hora (MWh).

Neste leilão a EDP Renováveis tinha firmado uma aliança com a francesa Engie, que já em março deste ano foi alargada à alemã E.On, conforme o Expresso então avançou.

O leilão de Dunquerque atraiu ainda gigantes do sector elétrico como a Iberdrola e Vattenfall, bem como petrolíferas que estão a tentar investir nas renováveis, nomeadamente a Total e a Shell.

O desfecho deste leilão deixa otimista o presidente da associação eólica europeia Wind Europe, Giles Dickson. “As coisas começam a parecer mais positivas para a energia eólica em França com os resultados do leilão offshore de Dunquerque e o mais recente leilão onshore. Os resultados de Dunquerque são notícias excelentes para a eólica offshore em França e mais uma prova de que a eólica no mar é uma fonte de energia madura e competitiva”, comentou o líder da Wind Europe.

Dunquerque poderia ser o terceiro grande projeto eólico offshore da EDP em França. Neste país a EDP Renováveis começará este ano a construir dois parques no mar, cada um com 496 MW, ao largo de Nantes e da costa da Normandia, e com início de produção previsto para 2021.

Além de França, a EDP está a explorar oportunidades na eólica offshore no Reino Unido e Estados Unidos da América. Recentemente o grupo anunciou uma parceria com a francesa Engie para avançarem juntas noutras geografias. Em Portugal a EDP Renováveis está a construir um parque eólico de 24 MW (com três turbinas) ao largo de Viana do Castelo.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background