Portugal: Burlões pedem a mulheres que enviem fotografias para falso rastreio mamário

Publié le 12 septembre 2019

Os telefonemas são feitos para mulheres com idade para fazerem o rastreio promovido pela ARS (entre os 50 e 59 anos) e é-lhes pedido para enviarem uma fotografia da mama. Tudo falso, alerta a ARS do Algarve.

São várias as denúncias, mas já houve quem caísse no “conto do vigário”.

Várias mulheres residentes no Algarve começaram a receber ​​​​​​​chamadas de uma pessoa que se afirma médica e coordenadora do rastreio do cancro da mama na ARS.

Chamadas fraudulentas, alerta a Administração Regional de Saúde do Algarve. Para ser mais verosímil” no contacto telefónico é feita alusão ao rastreio que a ARS tem em parceria com a Associação Oncológica, convidando as utentes a terem uma conversa de cariz sexual ao telefone”, conta Tiago Botelho, vogal do Conselho de Administração da ARS do Algarve.

As chamadas são feitas de um telemóvel e é pedido às mulheres que enviem uma fotografia da sua mama para esse número.

Por vergonha, algumas mulheres não querem dizer o seu nome quando fazem as denúncias à ARS, mas há relatos dessas chamadas terem acontecido em cidades como Olhão, Loulé e Albufeira.

Perante estes factos, A ARS vai avançar com uma queixa ao Ministério Público. A Administração Regional de Saúde do Algarve lembra que quando são convocadas para esse exame de diagnóstico as pessoas são sempre contactadas por carta e não por telefone. E deixa a sugestão às mulheres: se receberem uma chamada fraudulenta avisem a ARS mas também a polícia.

Há uns anos, também no Algarve, registou-se um caso semelhante.

Mulheres de S. Bartolomeu de Messines começaram a receber chamadas telefónicas para fazerem o rastreio do cancro da mama. Nessa altura, era pedido às pessoas que se colocassem nuas da cintura para cima, à janela, porque a alegada mamografia seria feita via satélite.

Alfa/TSF


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background