Primeira vez. Encontrada água num planeta potencialmente habitável

Publié le 12 septembre 2019

As temperaturas no planeta K2-18b oscilam entre os 0 e os 40 graus centígrados, o que permite a existência de água no estado líquido (necessária à existência humana).

Astrónomos descobriram, pela primeira vez, água num planeta que pode ser habitável. O K2-18b, identificado em 2015 pelo telescópio da Nasa Kepler, encontra-se numa estrela distante e pode ser composto por água até 50%, segundo a revista cientifica Nature Astronomy.

“Esta é a primeira vez que detetamos água num planeta que fica numa zona habitável, em redor de uma estrela onde a temperatura é potencialmente compatível com a presença de vida”, diz, citada pela BBC, a professora Giovanna Tinetti, da Universidade de Londres, a principal responsável pela investigação.

O planeta tem o dobro do tamanho da Terra e uma temperatura compreendida entre os 0 e os 40 graus centigrados, o que lhe permite ter água no estado líquido e lhe concede a hipótese de poder acolher organismos vivos. “Em geral, a presença de água na atmosfera melhora a perspetiva de o K2-18b ser um planeta potencialmente habitável, mas serão necessárias mais observações para ter a certeza”, referiu ao The Guardian o astrónomo Ryan Cloutier.

O K2-18b encontra-se a 111 anos-luz (cerca de 650 milhões de quilómetros) da Terra, distância que impede o envio de uma sonda. A opção para descobrir mais sobre este planeta passa por esperar pela nova geração de telescópios espaciais, que surgirão na próxima década. “Nos próximos dez anos saberemos se existem produtos químicos que se devem à vida noutras atmosferas”, indica Ingo Waldmann, também da Universidade de Londres.

Os astrónomos esperam continuar a estudar planetas que apresentem sinais de água na sua atmosfera, principalmente com o lançamento do telescópio espacial James Webb da Nasa, agendado para 2021.

 

Alfa/DN

Marqué comme

Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background