PORTUGAL É A NONA LIGA COM MAIOR RECEITA NA EUROPA

A Liga Portuguesa surge na nona posição no ranking das maiores ligas europeias em receitas geradas, segundo um estudo referente à época 2017/18, revelado esta quinta-feira pela Deloitte.

As receitas no período atingiram os 431 milhões de euros, representando crescimento de 18 por cento em relação ao ano anterior. Este crescimento é justificado com a participação de Benfica, FC Porto e Sporting na fase de grupos da Liga dos Campeões em 2017/18.

A lista continua a ser encabeçada por Inglaterra (cujas receitas cresceram cerca de 2%, para 5,4 mil milhões de euros), seguida de Alemanha (3,2 mil milhões de euros) e Espanha (3,1 mil milhões de euros).

“Embora a Premier League continue a assumir a liderança, as ligas espanhola e alemã mantêm-se muito atentas para continuar na competição. A liga alemã ultrapassou a espanhola graças ao seu novo acordo de transmissão televisiva de quatro anos, fixando-se em segundo lugar, algo que esperamos se mantenha na próxima edição. Não obstante, a La Liga pode superá-la novamente em 2019/20», assinalou Dan Jones, sócio da Deloitte.

A fechar o ‘top 5’ surgem as ligas italiana (2,2 mil milhões de euros) e francesa (1,7 mil milhões de euros), enquanto a Rússia está na sexta posição (813 milhões de euros), a Turquia segue no sétimo posto (731 milhões de euros) e a Holanda ocupa o oitavo lugar (495 milhões de euros).

Abaixo de Portugal surge a Escócia (233 milhões de euros), Dinamarca (185 milhões de euros), Áustria (177 milhões de euros), Noruega (151 milhões de euros), Suécia (141 milhões de euros) e Polónia (124 milhões de euros).

 

Alfa/aBola.pt